Checklist de estratégias para Black Friday 2024

Faltam poucos dias para a Black Friday. Você está seguro de que o planejamento da sua empresa trará um bom resultado?

Em um mundo hiper conectado e com excesso de estímulos, a percepção que temos do tempo é de que ele tem se tornado cada vez mais escasso. As pessoas estão mais exigentes e impacientes, dispondo apenas alguns segundos de sua atenção para decidir consumir um produto, serviço ou conteúdo.

As empresas passaram a entregar como valor agregado a praticidade, rapidez e instantaniedade. Essa disputa está mais acirrada, mas ser o mais rápido não é o suficiente…

O mercado não tolera empresas ou profissionais que não se adaptaram com essa realidade, se o profissional é “mais ou menos” está fora, se a empresa é “mais ou menos” em breve não existirá mais.

MAS AFINAL, O QUE É A BLACK FRIDAY E PORQUE ELA É IMPORTANTE PARA O BUSINESS DE UMA EMPRESA HOJE?

A Black Friday surgiu na Filadélfia (Estados Unidos) nos anos 50 quando um multirão de turistas e compradores chegou na cidade após o feriado de Ação de Graças para aproveitar as promoções do comércio local. Os políciais tiveram que trabalhar arduamente naquele dia para conter a multidão, apelidando o evento de Black Friday. O fato ganhou grande visibilidade, e o termo já era conhecido nos anos 80 em todo o país como os descontos após a Ação de Graças.

O feriado de Ação de Graças permitia que muitas pessoas estivessem de folga do trabalho no dia seguinte, podendo aproveitar para ir às compras, momento em que as lojas perceberam ser uma grande oportunidade de para fazer descontos, queimar estoques parados e aumentar o faturamento.

A BLACK FRIDAY NO BRASIL HOJE

Tornando-se uma das datas mais movimentadas do comércio, lojas de diversos países, inclusindo o Brasil, adotaram a Black Friday como uma estratégia comercial importante.

Desde 2010, lojas brasileiras iniciaram seus movimentos de Black Friday voltados para a venda online. Além disso, muitos sites prolongam suas promoções durante toda semana ou o mês inteiro de Novembro para conquistar mais clientes.

A estratégia da Black Friday hoje garante que as empresas se mantenham ativas e relevantes por um tempo, uma vez que um grande número de pessoas aguarda este período para comprar diversos itens. As marcas escolhidas certamente se manterão na memória do consumidor (positiva ou negativamente).


Neste período de Black Friday, a luta é pela atenção do consumidor que, em meio a tantas ofertas e promessas maravilhosas, pode acabar não conhecendo o que você tem a oferecer. Ou pela falta de cuidado em pontos cruciais, pode ter uma experiência ruim na compra do seu produto e nunca mais voltar (além de expor seu descontentamento para o público).

PARA ENTREGAR UM SERVIÇO DE SATISFAÇÃO MÁXIMA, COM A MAIOR VISIBILIDADE, APROVEITANDO OS GRANDES FRUTOS DA BLACK FRIDAY, DEVEMOS RESPEITAR OS 18 PASSOS DE UMA ESTRATÉGIA DE SUCESSO:

1° NEGOCIAÇÃO COM OS PRINCIPAIS FORNECEDORES

Comece a negociar antecipadamente com os principais fornecedores da sua operação para não absorver todos os descontos ou se possível faça compras consignadas.

Dica: Procure aumentar prazos de pagamento ou valores menores baseado em compras maiores.

2° SELEÇÃO DE PRODUTOS

A loja inteira não precisa entrar na Black Friday, selecione produtos chave por volume de vendas (curva ABC) , taxa de conversão, profundidade ou giro de estoque.

Dica: Foque determinadas promoções para cidades com menor custo de entrega.

3° LOGÍSTICA

Converse com seus parceiros logísticos para tentar melhorar as taxas neste período e prevenir gargalos no prazo de entrega.

4° EVITE FRAUDES

Fique atento às fraudes: pedidos com mesmo comprador em diferentes endereços, ou tickets muito acima ou muito abaixo do normal precisam ser verificados.

5° CANAIS DE ATENDIMENTO

Reforce sua atuação nos canais de SAC, responda rapidamente às dúvidas e se possível tenha um chat 24 horas ativo na loja neste período.

Dica: Os consumidores muitas vezes preferem finalizar um pedido pelo WhatsApp, então se possível ofereça essa modalidade e não perca vendas.

6° BASE ATUAL DE CLIENTES

Explore sua base de clientes, utilizando CRM e E-mail – Marketing para avisar sobre as promoções com antecedência e crie ofertas exclusivas
para quem já comprou.

Dica: Chame seus clientes para a Black Friday com base em analises do que cada um comprou para fazer upsell, cross sell ou down sell de forma mais assertiva.

7° FAÇA LIVES

Faça uma live pré-black para divulgar quais serão as ofertas no dia e permita um pré-cadastro de leads para serem avisados quando as ofertas entrarem no ar.

8° UTILIZE VOUCHERS E CUPONS DE DESCONTO

Mande vouchers/cupons em todos pedidos desde agora com código válido somente para black friday, incentivando uso como recompra ou como presente para amigos e parentes.

9° CONVERSE COM SUA PLATAFORMA

Dependendo do fluxo de tráfego que você planeja enviar para sua loja, verifique se a sua plataforma tem capacidade para atender a demanda deste período. É normal os servidores ficarem instáveis devido a grande quantidade de acessos ao mesmo tempo.

Dica de ouro: Se sua plataforma possibilita usar tabelas de cálculo de frete offline, utilize para garantir que o cliente ainda possa calcular o frete e finalizar o pedido caso os sistemas de correios e transportadoras saiam do ar, evitando prejuízos.

10° VERIFIQUE AS QUESTÕES TÉCNICAS ANTES DE PLANEJAR AS AÇÕES

Avalie as possibilidades técnicas e módulos de promoções disponíveis na sua plataforma antes de planejar a oferta e o material de divulgação. De nada adianta oferecer um desconto progressivo se essa opção não é viável.

Dica: Não é hora de inventar, não faça testes que não foram validados
anteriormente. Faça o feijão com arroz bem feito.

11° UTILIZE REMARKETING

Entenda que o tráfego pago em todas plataformas de anúncio ficará mais caro e a atenção das pessoas ficará mais concorrida. Esteja ciente disso na hora de planejar e criar suas campanhas.

Dica: abuse de públicos de remarketing, essas pessoas têm mais chance de comprar. Eles são sua base construída ao longo do tempo, é hora de usar.

12° CRIE UMA CATEGORIA FOCADA EM BLACK FRIDAY NO SITE

Planeje a organização do seu site, crie uma categoria especial, produtos em destaque e ofertas que vão estar ativas na Black. Direcione o tráfego das redes sociais e campanhas para eles. Crie banners especiais para home, categoria, produto ou pop-ups dinâmicos de vitrine.

13° DIVULGAÇÃO ANTES DO PERÍODO DE VENDAS

Neste momento, intensifique a comunicação nas redes sociais. Utilize a frequência das postagens como arma para gerar mais engajamento e aumentar a lembrança de sua empresa nos dias que antecedem o evento.

Dica: Faça uma pauta editorial focada na Black Friday, use videos de venda e review tirando dúvidas para reduzir objeções durante o dia.

14º BUDGET PARA DIVULGAÇÃO

Defina uma verba de mídia relevante baseada no ROAS dos últimos 3 meses. Se a meta é faturar R$30 mil a mais e o ROAS médio for R$5,00, você precisará investir no mínimo RS6 mil em divulgação.

Dica: Faça testes A/B de anúncios em diferentes formatos e analise quais estão gerando mais resultados, então pause os que estiverem com pior resultado ao longo do evento.

15º NÃO TRAIA A CONFIANÇA DO SEU CONSUMIDOR

Jamais subestime a inteligência dos consumidores. Com apenas 2 cliques eles pesquisam concorrentes e preços no Google. Não venda gato por lebre ou crie ofertas insignificantes, você poderá acabar dando um tiro no pé e nesse caso é melhor não participar da Black Friday.

16° FIQUE ATENTO COM AS PALAVRAS CHAVES COMPRADAS NO GOOGLE

Evite comprar a palavra chave “Black Friday” em suas campanhas de Google, pois você vai competir com grandes anunciantes que pagam valores muito altos por clique nessa palavra. Mas você pode usar esse termo nos títulos e descrições dos seus anúncios, mostrando para os usuário que você também está participando da Black Friday.

17º FIQUE ATENTO COM OS PAGAMENTOS VIA BOLETO

Caso você não tenha uma profundidade de estoque disponível (3x o volume de vendas de 1 dia) retire a opção de pagamento por boleto, pois aproximadamente 50% dos boletos não serão pagos. Ou desestimule essa opção dando desconto em pagamento via pix ou cartão de crédito.

18º VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DO SITE

Opte por colocar o desconto diretamente nos produtos que vão estar participando da Black Friday se possível, assim você reduz o atrito na compra. Retire pop-ups e firulas desnecessárias para aumentar a velocidade de carregamento.

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