Case de Sucesso: Value-Based Optimization (VBO) no Tiktok Ads

Como empresa maximizou o retorno sobre investimento com otimização baseada em valor no TikTok [CASE]

O OBJETIVO

Melhorar o retorno sobre investimentos em anúncios

A Forever Liss é uma das marcas que melhor pegou a ideia de estar sempre presente no TikTok, com anúncios always on, campanhas de lançamentos de novos produtos e de promoções. Um dos indicadores que mais importam pra ela é o ROAS, ou Retorno Sobre o Investimento em Publicidade, em inglês. Essa métrica é super importante para medir o retorno financeiro de campanhas.

Em uma nova fase de sua presença na plataforma, a marca queria otimizar – e aumentar – o ROAS que conseguia no TikTok, vendendo mais e também aumentando o ticket médio das compras em seu site. Como fazer?
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A SOLUÇÃO

Mais valor com VBO e Spark Ads

Por todo o primeiro semestre de 2022, a Forever Liss apostou suas fichas só na otimização de “Pagamento completo”. Essa opção de otimização leva anúncios a usuários com mais propensão de fechar uma compra no site. Mas se a ideia era aumentar o ticket médio e o ROAS, a marca também precisava alcançar um público ainda mais qualificado.

Foi por isso que a gente recomendou à marca testar a solução Value-Based Optimization, ou otimização baseada em valor, a VBO. Essa opção ajuda a marca a encontrar usuários com mais potencial de se tornarem clientes de alto valor. Basicamente, a VBO otimiza anúncios para levá-los a quem tem a maior probabilidade de gastar mais dinheiro em produtos do anunciante.

Essa nova otimização foi aplicada numa estratégia de mídia em duas frentes, feita com a agência Increase. Uma delas era a de prospecção de novos clientes, feita com segmentação ampla, pra falar com os usuários do TikTok que tinham interesse em beleza e cosméticos. Esses anúncios também buscavam quem já tinha sido impactado por anúncios da Forever Liss, mas não demonstrou muito interesse na hora. Ou seja, o foco era buscar clientes realmente novos.

A segunda frente foi a de remarketing, focada em falar com os usuários da plataforma que já haviam visitado o site da Forever Liss. Em alguns casos, eram pessoas que tinham até adicionado produtos no carrinho, mas que não fecharam os pedidos.

Em ambos os casos, a marca usou o VBO inicialmente com uma estratégia de lance de “Maior Valor” no Leilão de anúncios. Assim, queria identificar o maior ROAS que poderia obter na campanha, pra depois usar esse número em novos anúncios. Veja como funciona o leilão de anúncios no TikTok no nosso Help Center.

O formato de Spark Ads foi a base das duas frentes, pra promover vídeos da Forever Liss e também conteúdo feito por creators. A ideia era simples: deixar a experiência do usuário o mais nativa possível. Se você não conhece o formato, a gente explica rapidinho: os Spark Ads servem pra veicular anúncios a partir de conteúdos postados nos perfis de creators parceiros de uma marca. O criador publica o vídeo, e a marca impulsiona.

OS RESULTADOS

Mais retorno, mais conversões, menos custo

AUMENTO DE 50% NO ROAS E AUMENTO DE 129% EM TAXA DE CONVERSÃO COM UTILIZAÇÃO DE VBO

Os resultados da Forever Liss foram surpreendentes! Mesmo com um investimento 1.000% maior, os Spark Ads otimizados por VBO trouxeram um ROAS 50% mais alto do que a média das campanhas de Pagamento Completo. A taxa de conversão, ou CVR, também foi 129% mais alta, com um custo por ação (CPA) 25% mais baixo.

Comparando o segundo semestre com o primeiro, os resultados também foram animadores. A VBO ajudou a escalar o ROAS em 13% e o CVR em 28% de um semestre para o outro. Viu só como o TikTok funciona e tem as soluções certas pra cada objetivo da sua marca?

“O consistente trabalho realizado em parceria com o TikTok traz resultados já observados na prática. Ao longo do último mês, realizamos testes e hipóteses relevantes sobre a utilização da campanha de VBO, alcançando considerável otimização de performance em ROAS, Conversão e CPA. Por meio dessa estratégia, observamos em nossas campanhas no último mês uma redução considerável no custo para o impactar o cliente final.”

– Forever Liss –

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